segunda, 31 de março, 2025

Bancos Centrais

A+ A-

Fed deve manter taxa de juros estável, mas mercados aguardam sinais sobre futuro monetário

Investidores estarão atentos à declaração de política e à conferência de imprensa do presidente do banco central

quarta, 01 de novembro, 2023 - 13:30

Redação MyCryptoChannel

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve deve manter sua taxa de referência dos fundos federais estável em 5,25% -5,50% após sua reunião de política de dois dias nesta quarta-feira (1).

 

 

No entanto, os comerciantes dos mercados tradicionais e dos criptoativos estão esperando a fala do presidente do Fed, Jerome Powell, após a divulgação das taxas. Isso pode dar indícios do futuro da política monetária. 

 

 

Nas últimas semanas, palestrantes do Fed sugeriram que o banco central aumentaria as taxas de juros mais uma vez antes de concluir o que tem sido um ciclo histórico de aumento de taxas. Porém, algumas mudanças dos mercados financeiros indicam que o Fed pode não continuar com essa ideia de aumento das taxas. 

 

 

A última alta do Bitcoin (BTC) que levou o ativo de US$ 27 mil para US$ 35 mil na semana passada, pode revelar esse cenário mais pacífico. Entretanto, o chefe de estratégia de mercado da Ebury, Matthew Ryan, disse à CNBC, que “como compromisso, acreditamos que o Fed enfatizará que os cortes nas taxas não estão previstos tão cedo, com a flexibilização começando no segundo semestre de 2024.”

Regulamentações

Banco Central do Brasil lança consulta pública para regulamentar mercado de criptomoedas

Pesquisa organizada em oito blocos temáticos está disponível no site do Banco Central até 31 de janeiro

sexta, 15 de dezembro, 2023 - 16:05

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

O Banco Central do Brasil deu início, na quinta-feira (14), a uma etapa crucial na construção das novas regras que orientarão o mercado de criptomoedas no país. Após a promulgação da Lei nº 14.478/2022, que designou o BC como o órgão regulador do setor, a instituição está agora na fase de colher as perspectivas da população sobre a regulação do mercado de ativos virtuais.

 

 

A consulta pública, lançada como a primeira fase desse processo, pretende reunir opiniões sobre as regras que os prestadores de serviços com criptomoedas deverão observar para operar de maneira regular no Brasil. 

 

O questionário, composto por oito blocos temáticos, abrangendo questões como segregação patrimonial, gestão de riscos, atividades desenvolvidas, contratação de serviços essenciais, governança e conduta, segurança cibernética, prestação de informações e proteção dos clientes, regras de transição e manifestações gerais. 

 

 

A pesquisa está disponível para resposta no site do Banco Central (www.bcb.gov.br) até o dia 31 de janeiro. O acesso ao formulário pode ser feito seguindo o caminho "Estabilidade financeira" > "Normas" > "Consultas públicas" > "Consultas ativas". 

 

 

O consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, Antônio Marcos Guimarães, em uma live no início da semana, adiantou que uma segunda consulta pública está prevista para o próximo ano, entre abril e maio.
 

Stablecoins

Crescimento de stablecoins desafia bancos centrais e reforça necessidade de CBDCs

Governador do Banco da Coreia alerta para riscos da adoção generalizada das stablecoins

sexta, 15 de dezembro, 2023 - 15:40

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

O crescimento das stablecoins, criptomoedas cujo valor é vinculado a uma moeda fiduciária, como o dólar ou o euro, representa um desafio para os bancos centrais, disse o governador do Banco da Coreia, Rhee Chang-yong.

 

 

"A adoção generalizada das stablecoins poderia diminuir o papel da moeda do banco central e prejudicar a eficácia das políticas monetárias", disse Rhee em uma conferência nesta sexta-feira (15). "Isso ressalta a urgência dos bancos centrais considerarem a introdução de moedas digitais do banco central (CBDC), seja no varejo ou no atacado”.

 

 

Rhee também sobre o planejamento do Banco da Coreia para o lançamento de um piloto de CBDC (moeda digital do banco central) no atacado. O objetivo seria explorar o uso na tokenização de ativos reais. 

 

 

O banco já tinha anunciado que planeja um projeto-piloto de varejo envolvendo 100 mil pessoas para o próximo ano.