A recente euforia em torno da esperada aprovação regulatória de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista teve um impacto substancial, contribuindo para um aumento de quase 20% na criptomoeda ao longo da última semana.
O aumento do Bitcoin (BTC) é particularmente notável devido ao declínio contínuo das ações de tecnologia, mesmo com várias mega-capitais, incluindo nomes como Amazon, Facebook e Google, apresentando resultados de lucros que superaram as expectativas do mercado. O Nasdaq Composite, índice de alta tecnologia, agora registra uma queda de mais de 10% em relação ao seu pico em julho, o que o coloca em território de correção.
O que torna essa situação ainda mais interessante é que o BTC, no passado, mostrou uma correlação significativa com os mercados acionários dos Estados Unidos. No entanto, agora ele parece se dissociar desse padrão. A maior criptomoeda do mundo apresenta um ganho de mais de 100% no acumulado do ano, com a atividade de opções atingindo máximos históricos.
A capitalização de mercado do Bitcoin, que gira em torno de US$ 670 bilhões, está em um patamar que o coloca no mesmo nível da montadora de carros elétricos da Tesla, de Elon Musk, superando até mesmo gigantes da indústria farmacêutica, como a Eli Lilly.
Informações obtidas pelo CoinDesk.