A aprovação de um ETF de Bitcoin à vista pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (ETF) é vista como provável pela Bloomberg Intelligence, com o analista Eric Balchunas estimando que as chances de aprovação são de 95%.
Anteriormente, a Bloomberg tinha afirmado que as chances de aprovação em janeiro eram de 90%. Em um tweet no sábado (6), Balchunas disse que "provavelmente iria com 5% neste momento" em referência à probabilidade de a SEC rejeitar os pedidos de ETF Bitcoin à vista em sua mesa.
Balchunas disse isso ao responder a um tweet do colega analista da Bloomberg Intelligence, James Seyffart, que especulava sobre os cenários “improváveis” em que a SEC poderia rejeitar a atual lista de pedidos.
A retirada do pedido da Ark Invest, a possível negação dos pedidos por parte do presidente da SEC, Gary Gensler, usando novos motivos, ou o possível descumprimento da ordem judicial para revisar a oferta de ETF da Grayscale, são alguns dos cenários que poderiam impedir a aprovação de ETFs de Bitcoin à vista nos Estados Unidos.
A administração Biden também poderia tomar medidas para impedir a aprovação desses ETFs. Já os participantes do mercado de apostas em criptomoedas Polymarket estimam que há 82% de chances de um ETF Bitcoin à vista ser aprovado pela SEC até 15 de janeiro.