As estratégias de arbitragem, há muito aclamadas como uma das abordagens mais eficazes do mercado de criptomoedas, voltam ao centro das atenções. O motivo por trás desse ressurgimento é o crescimento do spread entre os preços dos futuros perpétuos vinculados ao Bitcoin (BTC) e o valor do mercado à vista.
Este diferencial, representado pelas taxas de financiamento — o custo de manter posições longas/curtas em futuros perpétuos, também conhecido como prêmio perp — ultrapassou a marca de 10% anualizados nas principais bolsas, incluindo a gigante Binance, conforme relatado pela Velo Data. Quando as taxas de financiamento são positivas, isso significa que os compradores, ou aqueles que mantêm posições otimistas alavancadas, pagam às posições vendidas para manter suas apostas abertas.
Isso abre caminho para a oportunidade de empregar a estratégia de arbitragem de taxas de financiamento. Os traders podem se posicionar vendendo futuros perpétuos e, ao mesmo tempo, comprando a criptomoeda no mercado à vista. Essa abordagem permite que eles capturem com segurança o prêmio de 10% em taxas de financiamento, enquanto mitigam o risco de uma continuação na escalada dos preços.
A tendência atual de aumento no prêmio perp está alinhada com os padrões de alta observados no mercado digital. Nas últimas quatro semanas, o Bitcoin registrou um aumento de 25%, com a maioria desses ganhos ocorrendo durante o horário de negociação na América do Norte.