A BlackRock deu um novo passo em direção à aprovação do iShares Bitcoin Trust ao apresentar a documentação necessária à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA nesta semana. Diferentemente de tentativas anteriores de outros gestores de fundos, a BlackRock pode ter uma chance melhor desta vez, graças a um "acordo de compartilhamento de vigilância" entre as bolsas.
A página 36 do arquivo 19b-4 da Nasdaq, onde o ETF proposto será listado, revela um compromisso para mitigar a manipulação do mercado. A Nasdaq concordará em estabelecer um acordo de compartilhamento de vigilância com um operador de plataforma de negociação à vista para Bitcoin (BTC).
O iShares Bitcoin Trust da BlackRock busca oferecer aos investidores uma oportunidade de investir em BTC por meio de um ETF à vista. A empresa submeteu a papelada à SEC na tarde de quinta-feira, demonstrando seu interesse em lançar o fundo. É importante destacar que várias propostas anteriores incluindo as da Grayscale, VanEck e WisdomTree, foram rejeitadas pela SEC.
A BlackRock , uma das maiores gestoras de ativos do mundo, está atenta ao crescente interesse dos investidores institucionais em criptomoedas, especificamente o Bitcoin. Com a aprovação do iShares Bitcoin Trust, a empresa poderia oferecer aos investidores uma maneira regulamentada e mais acessível de obter exposição ao BTC, sem a necessidade de lidar diretamente com a compra e armazenamento da criptomoeda.
Embora ainda seja cedo para prever o resultado da análise da SEC, a promessa do acordo de compartilhamento de vigilância entre as bolsas pode aumentar as chances de aprovação do iShares Bitcoin Trust da Blackrock.
Os reguladores estão cada vez mais focados na mitigação de riscos e na proteção dos investidores, e esse acordo poderia fornecer uma camada adicional de supervisão e segurança para o ETF proposto.