A Cboe Global Markets anunciou o lançamento das primeiras opções de índice liquidadas em dinheiro relacionadas ao preço à vista do Bitcoin (BTC).
O novo produto, que estará disponível a partir de 2 de dezembro de 2024, será baseado no recém-criado Cboe Bitcoin US ETF Index, projetado para acompanhar o desempenho de ETFs de bitcoin à vista listados nas bolsas norte-americanas.
Como funcionam as novas opções de Bitcoin?
As opções oferecerão aos investidores uma maneira indireta de exposição ao Bitcoin, utilizando ETFs de bitcoin à vista como referência.
Essas opções serão liquidadas em dinheiro, o que elimina a necessidade de entrega física dos ETFs subjacentes, simplificando o processo.
Além disso, as opções seguirão o modelo de exercício no estilo europeu, que só pode ser acionado na data de expiração.
Segundo Rob Hocking, diretor global de inovação de produtos da Cboe, o produto é projetado tanto para investidores institucionais quanto para traders de varejo.
“Nossas opções de índice oferecem uma proposta de valor única que acreditamos que atrairá tanto participantes institucionais quanto traders de varejo, que buscam capitalizar ou se proteger contra os movimentos de preço do Bitcoin sem deter diretamente o ativo”, afirmou.
Lançamento de opções "mini"
Além das opções padrão, a Cboe também lançará as opções do Cboe Mini Bitcoin US ETF Index (MBTX), com um valor nocional equivalente a um décimo do tamanho das opções padrão.
Essa versão menor visa atrair traders com apetite por contratos de menor escala.