Em um evento exclusivo realizado na Itália na semana passada, Jack Dorsey, cofundador do Twitter e defensor do Bitcoin, expressou sua convicção de que a maior criptomoeda do mundo está prestes a se transformar em uma moeda global dominante.
Durante uma conversa íntima Dorsey, vestido com uma camiseta de Satoshi Nakamoto, afirmou que o Bitcoin tem potencial para destronar o dólar americano como método de pagamento padrão no mundo inteiro, em um prazo de 15 anos.
Porém, ele reconhece que essa mudança não acontecerá da noite para o dia. "Vai levar algum tempo", disse ele. "Não são 10 anos, podem ser 15." No entanto, ele se mostrou confiante de que, “pouco a pouco, as pessoas veem o valor deste sistema e por que ele é tão poderoso.”
O cofundador do Twitter critica a dependência global do dólar americano e do yuan chinês, moedas controladas por entidades "que você não elege". Ele defende o Bitcoin como uma alternativa que oferece aos indivíduos "muito mais controle e livre agência" sobre seu dinheiro.
Dorsey acredita que o Bitcoin irá além de ser uma reserva de valor no Ocidente, tornando-se uma moeda cotidiana para transações em todo o mundo. "Ele poderia potencialmente complementar ou substituir o dólar americano", afirmou ele.
Jack Dorsey tem sido um dos principais defensores do Bitcoin há muito tempo. Em maio, ele previu que o preço do BTC atingirá US$ 1 milhão até o final da década.
A empresa de tecnologia financeira que ele fundou, a Block, também demonstra grande compromisso com a criptomoeda: 10% de seus lucros brutos de produtos e serviços relacionados ao Bitcoin serão reinvestidos na compra de mais da moeda digital.