Em uma decisão nesta quinta-feira (14), um juiz do Reino Unido determinou que Craig Wright não é o criador do Bitcoin (BTC), Satoshi Nakamoto, e não possui direitos autorais sobre o white paper e o banco de dados da moeda digital, segundo a CoinDesk.
A decisão foi proferida no âmbito de um processo movido pela Crypto Open Patent Alliance (COPA) em abril de 2021. A COPA, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da inovação e interoperabilidade no espaço cripto, contestou as alegações de Wright de ser Satoshi Nakamoto.
Wright, um dos primeiros desenvolvedores do Bitcoin, há muito tempo se autoproclama como o criador da moeda digital, mas nunca apresentou provas convincentes para corroborar sua afirmação. Após analisar as provas apresentadas no processo, o juiz James Mellor concluiu que as evidências contra Wright eram "esmagadoras".
Duas pessoas importantes no desenvolvimento da maior criptomoeda do mundo, Adam Back e Martti Malmi, foram contra Wright, contestando suas alegações e afirmando que ele não era Satoshi Nakamoto.