Na última terça-feira (8), a HBO lançou um documentário que trouxe questionamentos a comunidade das criptomoedas. Segundo esse longa, o desenvolvedor Peter Todd seria o Satoshi Nakamoto, o misterioroso criador do Bitcoin (BTC).
Embora o documentário apresente uma série de evidências que associam Todd ao papel de Nakamoto, o próprio desenvolvedor nega ser a mente por trás da primeira criptomoeda do mundo.
Antes mesmo da exibição do documentário, Todd já havia se posicionado sobre o tema.
Em comunicado enviado ao site especializado CoinDesk, ele descreveu o esforço dos produtores da HBO como uma "tentativa desesperada" de apontar um criador definitivo para o Bitcoin.
Ele também confirmou que havia sido entrevistado para a produção, mas reafirmou que não era Satoshi Nakamoto.
A revelação de Todd como possível Satoshi pegou de surpresa muitas pessoas do setor, especialmente porque ele não figurava entre os principais nomes cogitados anteriormente.
Nomes como Adam Back, Len Sassaman e Nick Szabo foram cotados para essa personalidade. No entanto, o documentário da HBO trouxe novos elementos que apontariam para Peter Todd, sugerindo que ele seria o verdadeiro criador do Bitcoin.
Quem é Peter Todd?
Peter Todd, de 39 anos, é um desenvolvedor e um dos principais contribuintes para a evolução do Bitcoin e seu blockchain.
Ao longo dos anos, ele esteve envolvido em diversos projetos no universo cripto, atuando também como consultor.
Ele é um dos poucos que interagiram diretamente com Satoshi Nakamoto em fóruns online. Mesmo assim, quando confrontado sobre as acusações no documentário, Todd respondeu com ironia, tirando sarro das teorias que o ligavam à criação do Bitcoin.
“Vocês são bem criativos. Criaram umas teorias bem doidas. É loucura. Mas vou dizer que sim, eu sou o Satoshi. E também sou o Craig Wright”, disse Todd, em referência a outro desenvolvedor que já havia alegado, falsamente, ser o criador do BTC.