Enquanto o preço do Bitcoin (BTC) caiu mais de 6,6% nos últimos sete dias, a taxa de hash da criptomoeda continua se destacando positivamente. Conforme os dados do Ycharts, a taxa de hash do Bitcoin atingiu um novo pico de 742 exahashes por segundo (EH/s) nesta terça-feira (3).
Este é o maior nível registrado até agora para a criptomoeda. A cada segundo, os mineradores ao redor do mundo estão realizando impressionantes 742 quintilhões de cálculos de hash para manter da operação da rede Bitcoin.
No mesmo período do ano passado, essa taxa estava em 436 EH/S. Com o novo número, a rede de Bitcoin passou por um crescimento de 70% na taxa de hash.
O cálculo de hash é referente ao processo de transformar dados em uma sequência de caracteres de comprimento fixo. Ele é usado para operações na rede Bitcoin, como a criação de chaves privadas para transações.
Uma taxa de hash alta torna mais difícil para invasores comprometerem a rede, pois seria necessário um poder de mineração equivalente ao da taxa atual.
O aumento no poder de processamento indica que a rede Bitcoin está sólida. Assim, mesmo que o ativo esteja sendo negociado a US$ 57 mil, os dados de hash mostram que a confiança ainda dos mineradores e investidores na criptomoeda.