O tempo médio para a confirmação para uma transação na rede Bitcoin (BTC) atingiu o pico de 887,66 minutos — 14,8 horas — na ultima quarta-feira (12). O indicador mede o tempo médio que leva entre o envio de BTC e a confirmação na blockchain.
Esse foi o maior valor desde 2021, quando o tempo médio chegou ao redor de 50 horas por confirmação.
Além disso, o índice é indicador que demonstra apenas uma transação ponto-a-ponto do envio e recebimento do BTC. Não tendo relação com as operações de câmbio (compra e venda) realizadas em corretoras, cujo tempo de execução depende de cada exchange.
A métrica é fornecida pela plataforma YCharts. Empresa essa que monitora a blockchain do Bitcoin. A companhia explicou que o índice “trata-se do tempo médio para uma transação (…) ser incluída em um bloco minerado e adicionada ao registro público [da blockchain]”.
Isso significa que usuários que tentaram enviar BTC na quarta precisaram esperar, em média, 15 horas para ter seu envio confirmado. Além disso, ao se tratar de uma média, é correto assumir que alguns usuários conseguiram confirmações em mais ou menos tempo do que esse período.