A BNB Chain anunciou o lançamento do opBNB testnet, um blockchain compatível com Ethereum Virtual Machine (EVM) baseada no OP Stack da Optimism, de acordo com um comunicado divulgado pelos desenvolvedores e reportado pela CoinDesk.
O objetivo por trás do testnet opBNB é alcançar velocidades impressionantes de até 4 mil transações por segundo (tps), a um custo de apenas US$ 0,005 por transferência. Essas velocidades são comparáveis às observadas em outros blockchains, como o Arbitrum, e representam o dobro das capacidades da BNB Chain, além de superar significativamente os 30 tps do Ethereum.
Os testnets são blockchains simuladas que replicam o uso no mundo real, permitindo que os desenvolvedores testem aplicativos e ferramentas complexas antes de implantá-los em uma rede principal. Já o OP Stack é um conjunto de software de código aberto que serve de base para blockchains como o Optimism.
Com o lançamento do testnet opBNB, a BNB Chain visa demonstrar sua capacidade de fornecer transações rápidas e econômicas, impulsionadas pela tecnologia da Optimism. Essa nova blockchain promete maior escalabilidade e eficiência, o que pode ser um marco significativo para aprimorar as soluções de blockchain e melhorar a experiência dos usuários.