A Chainlink, um dos oráculos de dados mais populares do mundo, lançou um protocolo cross-chain nessa segunda-feira (17). Com o foco de trazer dados de forma mais segura, o protocolo permitirá a integração entre empresas financeiras tradicionais com blockchains públicas e privadas,
O anúncio foi feito em uma postagem no blog da empresa pelo diretor de produtos da Chainlink Labs, Kemal El Moujahid. No comunicado, Moujahid informou que o Protocolo de Interoperabilidade Cross-Chain (CCIP, na sigla em inglês) estará disponível nesse primeiro momento para as redes Ethereum, Polygon, Avalanche e Optimism.
Nessa fase de testes, outras blockchains poderão utilizar o protocolo, com lançamento previsto para o dia 20 de julho. Pórem, os desenvolvedores que vão querer integrar a CCIP nos seus aplicativos podem se inscrever em uma lista para um acesso antecipado.
Sergey Nazarov, cofundador da Chainlink, disse que a intenção que o CCIP se torne referência na área. Ainda afirmou que as redes que utilizarem o protocolo poderão se beneficiar de “imenso sistema de segurança por meio de sua rede de gerenciamento ativa recém-criada.”
Nazarov acrescentou que através do CCIP, a Chainlink criará uma dinâmica que dará acesso a ativos digitais para finanças tradicionais, além de“ espaço das criptomoedas a trilhões de dólares.” A olução de interconectividade da empresa utiliza infraestrutura de comunicação do sistema Swift, adotada por mais de 11.000 bancos para simplificar transações e liquidações internacionais.