Em um esforço para aprimorar a eficiência e a velocidade das transações blockchain, o Chainlink (LINK), provedor de dados, anunciou o lançamento do seu mais recente produto, "Data Streams". A nova oferta, que promete reduzir significativamente a latência da rede, agora está disponível em acesso antecipado na plataforma de camada 2 Arbitrum (ARB).
O Chainlink Data Streams combina dados de mercado de baixa latência com execução automatizada, abrindo portas para uma nova geração de produtos derivativos ultrarrápidos e de fácil utilização. Essa abordagem visa resolver um dos principais desafios enfrentados pelas redes distribuídas — a latência.
A latência é o tempo que leva para um pacote de dados viajar de um ponto a outro em uma rede. É uma questão comum que afeta redes distribuídas, já que as mensagens precisam se propagar pelos nós, resultando em atrasos na finalização e sincronização das transações.
A estratégia por trás do Chainlink Data Streams envolve o uso de um sistema baseado em pull, que reduz a latência. Isso significa que as atualizações de dados são entregues de forma mais rápida e eficiente, disponibilizando uma execução mais ágil das transações.
Além disso, as funções permitirão que os desenvolvedores conectem aplicativos descentralizados a qualquer interface de programa de aplicativo (API). Essa camada intermediária desempenha um papel crucial no processamento de transferências de dados entre sistemas, tornando a integração de aplicativos com a blockchain mais acessível e eficiente.