A Teros, empresa especializada em soluções de inteligência de dados, pricing e Mundo Open, acaba de lançar um e-Book destinado àqueles que desejam descobrir as inúmeras possibilidades do universo Open Government. Este faz parte da segunda entrega de uma série de três volumes lançados pela companhia, que já oferece materiais abordando os temas Open Energy, Open Health e Open Food, entre outros.
Conforme explica Ariel Acosta, Diretor de Marketing da Teros, Open Government (ou simplesmente Open Gov) é um conceito que se refere à abertura e transparência dos governos em relação às suas atividades, processos e dados. Trata-se de um movimento global que busca promover a participação cidadã, a colaboração e a prestação de contas por parte dos governos.
“O movimento do governo aberto visa fortalecer a confiança nas instituições governamentais, aumentar a prestação de contas e promover a participação dos cidadãos nas decisões políticas”, revela o executivo. Um dos principais facilitadores deste movimento, segundo ele, foi o avanço da tecnologia da informação e comunicação digital.
Ariel explica que a crescente conectividade e o acesso à internet permitiram o compartilhamento de informações e dados governamentais de maneira mais ampla e acessível, abrindo caminho para a transparência e a responsabilização e possibilitando que os cidadãos acompanhem as ações do governo e exerçam vigilância sobre seus representantes eleitos. Outro fator importante foi o reconhecimento de que os governos sozinhos não possuem todo o conhecimento e expertise necessários para enfrentar os desafios complexos da sociedade contemporânea.
“Por isso, o envolvimento dos cidadãos é visto como uma fonte valiosa de conhecimento, perspectivas e soluções inovadoras. O governo aberto busca, portanto, criar espaços e mecanismos para a participação cidadã na formulação de políticas, na tomada de decisões e no monitoramento das ações governamentais”, esclarece ele.
O e-book da Teros traz um histórico de como o tema vem sendo aplicado no Brasil, além de detalhar os três princípios fundamentais do governo aberto, que são transparências, participação e colaboração.
No material, o leitor também tem informações sobre os benefícios que o Open Gov traz para os cidadãos e pode enxergar oportunidades interessantes para criar iniciativas inovadoras, já que nele são apresentados alguns estudos de caso de países e cidades que adotaram práticas bem-sucedidas de Open Government. “O Portal da Transparência e o Governo Eletrônico são exemplos de estudos de caso brasileiros destacados no material”, lembra Ariel.
O e-book de Open Gov pode ser baixado por meio do link.