A Visa, gigante dos serviços financeiros, comparou a tecnologia blockchain à Internet primitiva em um post de blog na quarta-feira (6). O chefe de blockchain da Visa, Cuy Sheffield, escreveu que “os blockchains hoje compartilham alguns paralelos com o início da Internet – particularmente mais do que seu quinhão de céticos, questionadores e críticos”.
Sheffield destacou que a tecnologia blockchain tem chances de evoluir na próxima década. Dessa forma, se tornará mais eficiente, menos cara e mais fácil de usar. Ele também reconheceu o trabalho da Visa em alavancar stablecoins USDC e Solana com o objetivo de dar uma “opção mais moderna” para os clientes.
Para ele, a rede de pagamentos da Visa envolverá mais do que “apenas múltiplas moedas e trilhos de liquidação bancária, mas também múltiplas redes de blockchain, stablecoins e CBDCs ou depósitos tokenizados”. Sheffield também falou sobre o potencial da blockchain de transformar as liquidações mais eficientes, além de melhorar a facilidade das transações transfronteiriças.
O chefe de blockchain da Visa falou a internet passou por um longo processo. "Não era incomum [...] que os redatores de opinião zombassem, classificando a web incipiente como pouco mais do que um projeto tecnológico emergente sem futuro real", escreveu Sheffield. "Esse tipo de tomada não envelheceu bem."