O Google Cloud deu mais um passo no mundo da tecnologia blockchain e Web3 ao começar a executar um validador na Celo Network. A Celo Network é uma blockchain de camada 1 compatível com máquina virtual Ethereum, com o objetivo de proporcionar uma experiência móvel para os usuários Web3.
Os validadores têm uma função essencial na segurança do blockchain, verificando as transações e garantindo sua validade. Essa entrada do Google Cloud como validador vem após a empresa lançar uma equipe de ativos digitais em janeiro de 2022 e apresentar o Blockchain Node Engine, projetado para hospedar nós em outubro do mesmo ano.
Alguns meses atrás, o Google Cloud também tinha expressado a intenção de apoiar o programa Founders in Residence da Celo Foundation. A empresa também se junta a outras entidades como Deutsche Telekom e impactMarket como validadores na rede Celo. Com a intenção de promover soluções escalonáveis que possam trazer benefícios para o clima e as comunidades em todo o mundo, a comunidade da Celo recentemente votou a favor de uma proposta para fazer a transição da rede para uma solução de escalonamento de camada 2 da Ethereum.
O chefe de crescimento do ecossistema da Celo Foundation, Xochitl Cazador, afirmou à Blockworks que a execução do Blockchain Node Engine do Google Cloud é um passo importante para facilitar essa transição. “Com este serviço eficaz de hospedagem de nós, o Celo e o Google Cloud capacitarão os participantes da rede Celo, dimensionando a tecnologia blockchain para uma verdadeira adoção global mainstream.”, completou Cazador