A Monad Labs, uma empresa de tecnologia blockchain, anunciou nesta semana os documentos técnicos para seu próximo blockchain de prova de aposta. O projeto, que ainda não tem data de lançamento definida, promete oferecer até 10 mil transações por segundo (TPS) com um tempo de bloqueio de um segundo.
O token nativo do blockchain Monad será chamado mon. Ele será usado para pagar pelas transações a serem incluídas nos blocos, como custo de transporte. Segundo os documentos técnicos, o Monad é um blockchain compatível com Ethereum Virtual Machine.
O documento diz que “A Monad melhora materialmente o desempenho de uma rede blockchain compatível com EVM, sendo pioneira em diversas inovações que, esperançosamente, se tornarão padrão no Ethereum nos próximos anos”.
A principal diferença do Monad em relação a outros blockchains EVM é que ele usa uma arquitetura em pipeline. Desse modo, em vez de promover os processo seguidos um do outro, o Monad utiliza uma abordagem escalonada. Quem decidirá a ordem das transações serão os nós da Monad.
“Vale ressaltar: a finalidade ocorre no momento do consenso; a ordem oficial das transações está consagrada neste ponto, e o resultado é totalmente determinístico para qualquer nó completo, que geralmente executará as transações para esse novo bloco em menos de 1 segundo”, afirmava os documentos.