O número de endereços ativos diários usando Solana atingiu recentemente um ponto baixo, mas especialistas não veem motivo para preocupação. De acordo com o Data Dashboard do The Block, o número de endereços ativos diários em Solana caiu de mais de 300 mil em meados de agosto para cerca de 204 mil no final do mês.
Austin Federa, da Solana Foundation, chefe interino de estratégia para o blockchain da Camada 1, acredita que a queda pode ser atribuída a uma redução no número de bots na rede. “O que vemos são os humanos reais, as carteiras que pagam suas próprias taxas, os dados de retenção ainda são super sólidos”, ressaltou Federa ao The Block.
Para o analista de pesquisa do Block, Kevin Peng, essa situação também não é um sinal de alerta e diz que está otimista com a Solana. Peng afirma que “a maioria da Camada 1 viu relativamente poucas mudanças desde o início do ano. “O problema de usar endereços ativos diários como métrica é que eles podem ser facilmente manipulados ou influenciados por eventos de curto prazo”, concluiu Peng.
No meio desses dados, no ínicio de setembro, a Visa expandiu os recursos de liquidadação da stablecoin USDC para Solana. Para o COO e cofundador do protocolo, Raj Gokal, essa medida facilitaria os pagamentos digitais.