O Victor Chang Cardiac Research Institute, uma organização médica australiana, adotou o Filecoin como seu método para armazenar seus dados de pesquisa cardíaca. A rede Filecoin é uma rede de armazenamento descentralizado que utiliza tecnologia blockchain para armazenar dados de forma segura e confiável.
O instituto, que tem mais de 230 cientistas e 23 laboratórios, transferiu cerca de 137 terabytes de dados para a Distributed Storage Solutions (DSS), um importante fornecedor de armazenamento na rede Filecoin.
A mudança para o Filecoin começou oficialmente em setembro de 2022, e os dados públicos publicados começaram a ser transferidos em novembro de 2022. Todd Ryman, diretor de TI do instituto, disse que a decisão de adotar o Filecoin foi motivada por vários fatores, incluindo economia de custos, confiabilidade e compartilhamento de dados.
Ryman afirma que “a arquitetura descentralizada aumenta a redundância e a durabilidade dos dados, reduzindo o risco de perda de dados devido a falhas de hardware ou outros incidentes localizados”. Para ele, “o uso da tecnologia blockchain pelo Filecoin garante que a integridade dos dados seja mantida, tornando-os adequados para preservar descobertas valiosas de pesquisas”.