A Rede Blockchain Brasil, iniciativa do BNDES para impulsionar a tecnologia blockchain no país, está pronta para avançar nos próximos meses. O lançamento da versão piloto está previsto para agosto, em um evento na sede do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília.
Segundo cobertura do Portal do Bitcoin, o especialista em blockchain do banco de desenvolvimento, Gladstone Arantes, confirmou a informação durante o evento Ethereum Rio na terça-feira-feira (14). A plataforma já contará com alguns casos de uso práticos, como diploma digital e cadeia de custódia de provas.
“Espero que até agosto, além da infraestrutura, a gente já esteja rodando com algumas aplicações. Mas é bom observar: quem vai construir as aplicações não é o BNDES. A Rede é uma infraestrutura que estará ali, para que em cima dela os interessados façam as aplicações”, conta Arantes.
Entre os casos de uso em fase inicial, Arantes destaca um projeto de cadeia de custódia de provas, que poderá, por exemplo, pegar óleo encontrado na praia e mostrar que teve alguma adulteração e coisas dessa ordem”.
A Rede Blockchain Brasil conta com a participação de diversos membros validadores, incluindo o BNDES, TCU, Dataprev, Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais), Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) do Maranhão, município de Araguaína (TO), PUC do Rio de Janeiro, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).