domingo, 08 de setembro, 2024

Blockchain

A+ A-

Solana apresenta nova ferramenta que pode baratear NFTs codificadas na blockchain

Nomeada "compressão de estado" a tecnologia visa impactar o mercado de NFTs e projetos web3 baseados em Solana

quinta, 06 de abril, 2023 - 15:57

Redação MyCryptoChannel

A Solana apresentou a "compressão de estado", que visa reduzir os custos de armazenamento de dados on-chain. A tecnologia pode potencialmente impactar o mercado de NFTs e projetos web3 baseados em Solana. 


A compressão de estado utiliza árvores de Merkle, uma estrutura de dados que permite armazenamento verificável off-chain na Solana, resultando em baixos custos de armazenamento on-chain. 


Desenvolvida pela Solana Labs e Metaplex, com colaboração dos provedores RPC e indexadores Helius, Triton e SimpleHash, bem como com o apoio das carteiras web3 Phantom e Solflare baseadas em Solana.


Podendo ser utilizada para comprimir o tamanho dos dados, resultando em NFTs sendo criados a um custo menor, como observado por Jon Wong, líder técnico da equipe de engenharia de ecossistemas da Fundação Solana.


Wong acrescentou que, ao implementar a tecnologia de compressão de estado na blockchain Solana, os custos de armazenamento podem ser drasticamente reduzidos sem comprometer a segurança criptográfica ou a descentralização oferecida pela rede. Ele afirmou que a criação de 100 milhões de NFTs comprimidos 

Blockchains

São Paulo dá adeus ao RG: CIN chega com validação em blockchain e unificação nacional

A CIN será o único documento válido em todo o Brasil a partir de 2032

quinta, 04 de julho, 2024 - 12:01

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

O Governo do Estado de São Paulo anunciou o fim da emissão do RG e a implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) como o novo documento oficial de identificação a partir de julho. 

A CIN, que já era prevista para substituir o RG em todo o país, chega à São Paulo com diferenciais: validação dos dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em blockchain e unificação nacional através do CPF como número único. 

A tecnologia blockchain garante a segurança da CIN, tornando praticamente impossível a adulteração ou falsificação de informações. Através do b-Cadastros, solução desenvolvida pela Receita Federal e Serpro, os dados da CIN serão sincronizados com a Receita Federal, garantindo a "imutabilidade dos dados".  

Essa tecnologia já garante a segurança da comunicação entre os órgãos aduaneiros do Mercosul. Com o CPF como base, a carteira elimina a necessidade de diferentes RGs por estado, facilitando a vida do cidadão e permitindo a criação de um cadastro nacional unificado.  

Essa unificação, segundo o governo, possibilitará um melhor conhecimento do cidadão brasileiro, aprimorando a oferta de serviços públicos personalizados. 

“Os dados da CIN vão possibilitar que o governo seja proativo e melhorar o atendimento da população, ofertando serviços a partir do ciclo de vida em áreas como educação, saúde e trabalho”, afirma o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. 

A emissão da CIN em São Paulo será realizada nos postos do Poupatempo e nas unidades do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt). Para facilitar o acesso, o agendamento será ampliado para novos canais: além do app Poupatempo, o serviço estará disponível no portal, totens e WhatsApp do programa.  

A partir de agora, dependentes também podem tirar a CIN (com agendamento inicial pelo portal e totens Poupatempo) e a conta GOV.BR se torna o único requisito, dispensando a exigência dos níveis prata e ouro. 

A Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023, determina que a CIN se tornará o único documento válido em todo o território nacional a partir de 2032. Até lá, o RG dos estados continua válido, mas a migração para a CIN é recomendada para garantir a segurança e os benefícios da nova carteira. 

Blockchains

Bloxs e Bywise anunciam joint-venture para impulsionar inovação em blockchain no mercado de capitais

Novo empreendimento visa facilitar adoção de blockchain por empresas e instituições financeiras

quarta, 19 de junho, 2024 - 16:04

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Bloxs, empresa de soluções digitais para o mercado de capitais, e a Bywise, especialista em tecnologia blockchain, anunciaram a criação de uma joint-venture para desenvolver soluções inovadoras para o setor financeiro.  

A nova empresa, denominada ChainX, oferecerá uma plataforma blockchain como serviço (BaaS) com foco em emissões de títulos de dívida e valores mobiliários. Além disso, o Grupo Bloxs passa a deter 50% do negócio. 

A ChainX será desenvolvida em um modelo de "service composability", que disponibiliza uma biblioteca de soluções automatizadas e permite a composição de smart contracts de forma simplificada pelos agentes do mercado. Essa abordagem visa facilitar a adoção da tecnologia blockchain por empresas e instituições financeiras. 

Jessica Mota, COO da Bloxs e líder do projeto, destaca a importância da inovação digital para o mercado. "Nossa visão sempre foi criar um mercado de capitais integrado, fluido e totalmente digital. A ChainX é um passo significativo nessa direção, e estamos entusiasmados com as possibilidades que essa nova tecnologia trará, não apenas para a Bloxs, mas para todo o setor." 

Segundo o comunicado, “esta iniciativa não só reforça o posicionamento da Bloxs como pioneira em inovação tecnológica no mercado de capitais, mas também se alinha perfeitamente com um momento decisivo para acelerar o crescimento e o desenvolvimento da blockchain da Bywise”. 

"Nos últimos três anos, a Bywise desenvolveu uma solução única em blockchain que simplifica o uso de smart contracts. Esta joint-venture é uma oportunidade ideal para levar nossa tecnologia para o mercado financeiro e de capitais, onde temos a convicção de que nossas soluções promoverão uma transformação significativa", explica Felipe Martins, CEO da Bywise.