O candidato presidencial argentino Sergio Massa causou polêmica no primeiro debate presidencial do país ao anunciar a possibilidade de uma moeda digital do banco central (CBDC) caso fosse eleito.
"Vamos implementar uma moeda digital para a Argentina", disse Massa no debate de domingo. "Assim como seus filhos propõem negociar com seus telefones ou cartões em suas 'economias de plataforma', faremos isso globalmente para toda a Argentina”.
A proposta foi recebida com ceticismo por parte das comunidades cripto e tradicional. Manuel Ferrari, membro do conselho da Bitcoin Argentina, disse ao Decrypt que a proposta é uma "bomba de fumaça" que foi provavelmente feita para desviar a atenção de problemas mais urgentes, como a inflação de três dígitos e a corrupção generalizada do país.
"A Argentina tem mais de 50% do seu comércio que opera informalmente e com dinheiro", explicou Ferrari. "A proposta de Massa destruiria o que sustenta a maior parte do nosso país."
Javier Milei, candidato presidencial de direita e defensor do Bitcoin, também criticou a proposta de Massa. Ele chamou o CBDC de "ferramenta extremamente perigosa" que poderia ser usada pelo governo para monitorar as atividades financeiras dos cidadãos. "Será um mecanismo pelo qual o governo vai colocar a mão no seu bolso", disse Milei.