O Banco Popular da China (PBOC) acelerou os testes do yuan digital, sua moeda digital do banco central (CBDC), com planos ambiciosos de torná-lo disponível em todos os cenários de pagamento de varejo. Changchun Mu, chefe do instituto de pesquisa de moeda digital do PBOC, revelou essa notícia durante um fórum comercial em Pequim no último domingo (3).
Os detalhes compartilhados por Mu sugerem que os provedores de carteiras, incluindo gigantes como Alipay, WeChat, bancos comerciais com seus aplicativos bancários móveis e outros aplicativos de pagamento, como os operadores de e-CNY, devem permanecer atentos aos rigorosos requisitos de conformidade e buscar as licenças financeiras relevantes.
O PBOC iniciou o teste do e-CNY com o lançamento de um aplicativo piloto em janeiro de 2022. Desde o início dos pilotos do yuan digital no final de 2019, o PBOC expandiu consideravelmente seus testes, estendendo-os para pelo menos 26 locais em 17 cidades de nível provincial e regiões. Isso inclui regiões como Pequim, Shenzhen, Suzhou e Xangai, conforme relatado pela agência de notícias estatal Xinhua em abril deste ano.