A controversa em torno da criação de um dólar digital nos Estados Unidos ganhou mais um capítulo após o deputado Stephen Lynch desafiar a oposição republicana ao reintroduzir um projeto de lei nesta quinta-feira (14). A proposta visa dar os primeiros passos em direção à criação de uma moeda digital do banco central (CBDC), mesmo em meio a várias tentativas de bloqueio.
A ideia de um dólar digital é um tema acalorado em debates na campanha presidencial e tem gerado diversos projetos de lei por parte dos republicanos que buscam estrangulá-la antes que ela se concretize. No entanto, o deputado Lynch parece determinado a seguir adiante com sua visão.
O anúncio da reintrodução do projeto de lei coincide com a realização de uma audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados, que irá examinar a viabilidade do dólar digital. Lynch, sendo o principal democrata do subcomitê de criptografia, está no centro desse debate.
Entretanto, a agenda das audiências não se limita apenas à discussão da CBDC. Vários projetos de lei republicanos estão em andamento, para proibir as moedas digitais emitidas pelo banco central do país. Um deles, em particular, impedirá o governo de executar um programa piloto para testar o funcionamento de um token apoiado pelo governo.