A democrata Maxine Waters, líder do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, criticou um projeto de lei dos republicanos que impediria o Federal Reserve de emitir uma moeda digital do banco central (CBDC) nos Estados Unidos. Nessa quarta-feira, Waters disse que está “desapontada que os republicanos tenham assumido uma postura tão profundamente anti-inovação”.
Para ela, esse projeto é prejudicial para a inovação e o dólar americano. "O projeto de lei republicano que hoje temos diante de nós iria sufocar essa investigação e impedir-nos de avançar, mesmo que isso signifique que o dólar perca o seu estatuto de moeda de reserva mundial e mesmo que isso signifique que os cidadãos dos EUA percam pagamentos mais rápidos, mais baratos e mais simples”, destacou Waters.
A lei criticada pela democrata é proposta de Tom Emmer e é apoiada por 50 co-patrocinadores. A Lei Estadual Anti-Vigilância CBDC proibiria o Banco Central do país de emitir uma CBDC. Além disso, o projeto também impediria o FED de emitir uma moeda digital do banco central através de um intermediário.
Essa não é a única atitude contra as CBDCs que estão acontecendo nos Estados Unidos. O candidato a presidente do país, Vivek Ramaswamy, se mostrou contra a criaçaõ de uma moeda digital do banco central no país. Outro político que também assumiu uma postura contra é o governador da Flórida Ron DeSantis. Ele assinou um projeto de lei que tinha como objetivo proibir o uso de uma CBDC no estado.
.