Representantes republicanos no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara aprovaram um projeto de lei nesta quarta-feira (20) que impediria o Federal Reserve de emitir uma moeda digital do banco central (CBDC) diretamente para americanos.
A medida, conhecida como “Lei Estadual Anti-Vigilância CBDC”, foi apresentada pelo deputado republicano Tom Emmer, e proíbe o Fed de emitir um CBDC diretamente para indivíduos ou indiretamente por meio de um intermediário.
Emmer se diz orgulhoso do projeto e diz que uma moeda digital é “um dinheiro programável controlado pelo governo que, se não for concebido para emular dinheiro, poderia dar ao governo federal a capacidade de vigiar e restringir as transações dos americanos”. Para ele, “isso não é apenas alarmante, é totalmente antiamericano”.
Em contrapartida, os democratas não manifestaram apoio ao projeto. O deputado Stephen Lynch disse o projeto de lei ‘é um ato de estupidez sem fôlego”. Ele acrescentou que uma medida dessas “tiraria os EUA do jogo”. Atualmente, 130 países, incluindo o Brasil, estão explorando uma CBDC, segundo o Atlantic Council.