A esposa de Glaidson Acácio dos Santos, o “Faraó do Bitcoin”, foi presa na quarta-feira (24) em Chicago, nos Estados Unidos. A prisão de Mirelis Yoseline Dias Zerpa foi uma cooperação internacional entre a Polícia Federal do Brasil, o U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) e o Serviço Secreto norte-americano, segundo o jornal O Globo.
A esposa de Glaidson Acácio dos Santos, fundador da GAS Consultoria, foi presa nos Estados Unidos por estar vivendo ilegalmente no país. No Brasil, ela é investigada por sua participação no esquema fraudulento da empresa, que deixou milhares de brasileiros no prejuízo.
Ela já era alvo de um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro por crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa. No entanto, ela não foi encontrada quando a Operação Kryptos, que derrubou o esquema fraudulento da empresa, foi deflagrada.
Mirelis publicou em suas redes sociais que estava nos Estados Unidos. Ela era cobrada para dar explicação sobre o caso no seu perfil, mas ela ignorava e postava outros conteúdos.
Após ser presa, a defesa de Mirelis Zarpa publicou uma nota nas redes socias dela e disse que a brasileira foi surpreendia com a prisão sobre uma irregularidade em seu visto. “Mirelis vive, estudava e sempre esteve legalmente residindo nos Estados Unidos. Para as próximas horas esperamos as informações oficiais”, diz trecho da nota.
“A defesa de Mirelis Diaz confia que o episódio de sua detenção seja efetivamente exclusivamente em razão de qualquer irregularidade sanável quanto ao seu procedimento de migração e não imagina que a ousadia do Juízo não tenha chegado a mais um descumprimento das ordens do Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal”, diz a defesa da acusada.