As perdas decorrentes de ataques de hackers a criptomoedas caíram pela metade em 2023, em comparação com o ano anterior, segundo um relatório da empresa de inteligência de blockchain TRM Labs.
O estudo, publicado nesta quarta-feira, revela que as perdas somaram cerca de US$ 1,7 bilhão em 2023, contra US$ 4 bilhões em 2022. O declínio foi atribuído a uma série de fatores, incluindo: medidas de segurança aprimoradas e sistemas de detecção de anomalias.
Embora tenham diminuído em 2023, os ataques a projetos de criptomoedas continuam a ser uma ameaça significativa. A TRM Labs observou que mais de 60% das perdas totais do ano resultaram de ataques à infraestrutura, como o roubo de chaves privadas ou frases-semente comprometidas.
Uma parte significativa das perdas também veio de ataques em larga escala a alvos específicos, com os 10 principais hacks responsáveis por cerca de 70% dos fundos roubados.
O relatório destacou que “apesar das notícias encorajadoras, o cenário dos hacks continua em rápida evolução e inerentemente incerto: o surgimento de uma nova ameaça sofisticada poderá reverter rapidamente o declínio nos volumes de hacks. A vigilância e a adaptabilidade continuam a ser cruciais à medida que a indústria e as autoridades policiais tentam manter esta trajetória positiva até 2024”.