O Tribunal de Apelações de Montenegro rejeitou uma decisão de um tribunal superior do país que aprovava a extradição do fundador da Terra, Do Kwon, para os Estados Unidos ou para a Coreia do Sul.
A decisão, divulgada nesta terça-feira (19), foi um revés para os promotores dos dois países, que estão buscando extraditar Kwon para enfrentar acusações criminais relacionadas ao colapso de sua empresa multibilionária de criptomoedas, Terraform Labs, em maio de 2022.
Em novembro, o Tribunal Superior de Podgorica decidiu que os pré-requisitos legais para a extradição de Kwon foram cumpridos. No entanto, a defesa de Kwon apelou da decisão, já que o juiz de instrução não ouviu Kwon no que diz respeito ao pedido de extradição dos EUA, o que é exigido por lei.
O Tribunal de Apelações concordou com a defesa de Kwon e ordenou que o caso fosse devolvido ao Tribunal Básico de Podgorica para novo julgamento. Caso os tribunais aprove, extradição de Kwon, o Ministro da Justiça do Montenegro terá a decisão final.