A Coinbase experimentou um aumento de mais de 24% em suas ações na quinta-feira, impulsionada pela decisão do Tribunal Distrital dos EUA que rejeitou parte do caso da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) contra a Ripple Labs.
A decisão do tribunal afirmou que o token XRP, da Ripple, não é considerado um título. No entanto, especialistas do banco de investimentos Berenberg ressaltam que o rali das ações pode não ser totalmente justificado, de acordo com um relatório de pesquisa.
Embora a decisão do tribunal tenha sido vista como uma vitória para a Ripple Labs, o relatório do Berenberg destaca que uma leitura mais atenta revela que o juiz não rejeitou especificamente o argumento de que o XRP é um título.
A SEC havia movido o processo contra a Coinbase alegando violações da lei federal de valores mobiliários, acusando a bolsa de criptomoedas de operar como corretora não registrada, bolsa e agência de compensação simultaneamente. Segundo o regulador, a exchange estava envolvida na solicitação de clientes, administração de pedidos, facilitação de lances e atuando como intermediária, o que configuraria uma violação.
O banco de investimentos Berenberg afirma que a decisão do juiz de que o XRP, por si só, não é um valor mobiliário é "irrelevante no contexto da corretora", pois reconhece que a venda do ativo pode ser considerada uma transação de valores mobiliários. Isso indica que a decisão do tribunal pode ter implicações limitadas para a Coinbase, e a valorização excessiva das ações pode não ser sustentada no longo prazo.