A EDX Markets, uma exchange de criptomoedas apoiada por grandes instituições financeiras, como Citadel Securities, Fidelity Investments e Charles Schwab, entrou em funcionamento nesta terça-feira (20), oferecendo negociação de quatro criptomoedas: bitcoin, ether, litecoin e bitcoin cash.
A revelação da bolsa ocorreu em setembro, para atender corretores e investidores interessados em ativos digitais. Segundo o Wall Street Journal, a EDX anunciará oficialmente o lançamento, após nove meses desde o anúncio inicial.
Diferentemente das exchanges de criptomoedas tradicionais, a EDX afirmou que segue os padrões financeiros convencionais, operando como uma exchange "sem custódia" e não lidando diretamente com os ativos digitais dos clientes. Em vez disso, a EDX fornecerá uma plataforma onde empresas podem executar negociações entre criptomoedas e moedas fiduciárias.
A transferência real de criptomoedas e dinheiro entre as partes para a liquidação das negociações ocorre fora da plataforma da EDX. Embora a empresa tenha planos de lançar uma câmara de compensação ainda este ano para facilitar a liquidação comercial, ela pretende contar com bancos terceirizados e um custodiante de criptomoedas para manter os ativos dos clientes. A abordagem "não custodial" visa aliviar preocupações de segurança e potenciais abusos dos fundos dos clientes, evitando conflito de interesse.
A EDX não atenderá diretamente investidores individuais, mas espera que corretoras de varejo encaminhem as ordens dos investidores para compra e venda de criptomoedas em sua plataforma, espelhando o mercado de ações.