O Departamento de Justiça dos Estados Unidos pretende prosseguir apenas com o julgamento do fundador e ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, pelas oito acusações apresentadas em dezembro de 2022.
Os promotores do DOJ manifestaram concordância em julgar Bankman-Fried por várias acusações, incluindo fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários e lavagem de dinheiro, após um tribunal nas Bahamas impedir o governo local de aceitar acusações adicionais.
Embora Bankman-Fried esteja enfrentando um total de 13 acusações, cinco delas foram substituídas em fevereiro e março de 2023.
Em uma recente petição para a demissão das acusações, os advogados de Bankman-Fried afirmaram que o governo das Bahamas precisava concordar com as acusações adicionais, como fraude bancária, operação de um transmissor de dinheiro não licenciado e suborno, antes que o ex-CEO pudesse ser julgado. Vale destacar que Bankman-Fried foi preso nas Bahamas e extraditado para os Estados Unidos no ano passado.
O desdobramento atual indica que o Departamento de Justiça dos EUA está focando no julgamento de Bankman-Fried pelas acusações iniciais, enquanto as acusações adicionais estão sujeitas a um processo mais complexo devido à intervenção do tribunal nas Bahamas.