O KuCoin Pool, um pool de mineração cripto que oferece suporte aos serviços de Bitcoin (BTC) e Litecoin (LTC), anunciou que suspenderá suas operações a partir de 15 de agosto até novo aviso.
A decisão foi comunicada pela própria KuCoin, empresa que também opera uma conhecida exchange de criptomoedas. A mudança é justificada pela "evolução da estratégia de negócios da KuCoin", para concentrar-se no fornecimento de uma plataforma de negociação mais segura e fácil de usar para seus usuários.
A KuCoin Pool foi lançada em agosto de 2021 e ao longo dos dois anos de sua existência, conquistou posição como o oitava maior para mineração de BTC e o 11º maior para mineração de LTC, de acordo com dados do MiningPoolStats.
A suspensão das operações do pool coincide com um evento significativo na comunidade de criptomoedas, o halving do Litecoin, que ocorreu recentemente. O halving é um processo programado que reduz a recompensa concedida aos mineradores por bloco minerado na rede blockchain, e, neste caso, a recompensa foi reduzida de 12,5 LTC para 6,25 LTC.
Um porta-voz da KuCoin afirmou ao The Block que a decisão de encerrar temporariamente o KuCoin Pool permitirá à empresa dedicar mais recursos ao seu negócio principal, ou seja, a exchange de criptomoedas. O objetivo é fornecer aos usuários uma plataforma de negociação aprimorada, garantindo segurança e facilidade de uso em suas operações com ativos digitais.
A suspensão das atividades do pool de mineração pode ter um impacto no ecossistema da mineração de Bitcoin e Litecoin, uma vez que muitos mineradores podem buscar alternativas para manter suas operações. A concorrência entre os pools de mineração é uma parte crucial do processo de mineração de criptomoedas, e a paralisação do KuCoin Pool poderá levar a reorganizações nas escolhas dos mineradores.