Analistas do JPMorgan expressaram ressalvas em relação à sustentabilidade do recente aumento no mercado de criptomoedas, declarando que um "rali parece exagerado". A equipe de analistas liderada por Nikolaos Panigirtzoglou destacou dois fatores-chave que, segundo eles, impulsionaram o recente aumento, mas que geram ceticismo.
Fatores de crescimento questionados
Os especialistas apontam para a expectativa em torno da possível aprovação de um ETF de Bitcoin (BTC) nos Estados Unidos como um dos principais catalisadores. A perspectiva de novos influxos de capital nos mercados de criptomoedas e a possibilidade de a aprovação ser vista como uma vitória para o setor e uma derrota para a SEC podem resultar em uma postura mais amena da comissão no futuro. Contudo, os analistas do JPMorgan expressam ceticismo em relação a ambas as vertentes.
Além disso, eles ressaltam que ETFs de Bitcoin estão disponíveis no Canadá e na Europa, atraindo pouco interesse desde seu lançamento. Dessa forma, questionam a capacidade dos fundos recém-aprovados nos EUA atraírem novo capital.
O segundo fator destacado é a recente derrota da SEC em processos judiciais contra Ripple e Grayscale. Apesar das aparentes perdas, os analistas permanecem incertos quanto à flexibilização das regulamentações no futuro.
Desafios futuros e precificação do halving
A antecipação do próximo evento de halving do BTC entre abril e maio de 2024 também alimenta o otimismo no mercado. No entanto, os analistas do JPMorgan questionam a eficácia dessa expectativa, sugerindo que o evento do já está precificado no mercado.