O Ant Group, gigante chinesa de tecnologia financeira, anunciou que está se desfazendo de seu investimento de US$ 100 milhões na A&T Capital, uma gestora de criptomoedas. A decisão é um sinal de que o Ant Group está reduzindo seu envolvimento no setor de criptomoedas, que enfrenta uma série de desafios, incluindo a queda no financiamento e um escândalo sexual envolvendo um dos fundadores da A&T Capital.
Fundada em 2021, a A&T Capital se tornou um dos principais players nos mercados de criptomoedas. Nesse período, a gestora investiu o em startups como a prestadora de serviços de ativos digitais Matrixport e a desenvolvedora de software Ethereum ConsenSys.
A renúncia do sócio-fundador da A&T, Yu Jun, em março deste ano, também contribuiu para a decisão do Ant Group de se desfazer do investimento. Yu Jun foi alvo de investigações devido a seu comportamento inadequado no local de trabalho enquanto ocupava um cargo executivo na A&T Capital.
O financiamento de startups de criptomoedas atingiu seu ponto mais baixo desde 2020 no segundo trimestre deste ano. A queda no financiamento é um reflexo do ambiente de mercado mais desafiador, com os investidores se tornando mais cautelosos com os riscos do setor.
O recuo do Ant Group no setor de criptomoedas é um sinal de que a empresa está priorizando outros setores, como a inteligência artificial. Em 8 de setembro, a Ant Group revelou um modelo de IA específico para finanças e iniciou os testes para aplicativos de consumo e profissionais para o produto.