A Bitso, empresa de serviços financeiros baseados em criptomoedas da América Latina, anunciou nesta segunda-feira (9) a nomeação de Bárbara Espir como a nova Country Manager para o Brasil. Bárbara se torna a primeira mulher a ocupar essa posição em uma empresa de cripto no país.
Bárbara Espir assume o cargo de Country Manager da Bitso no Brasil, substituindo Thales Freitas, que decidiu deixar a empresa. Com uma carreira na Bitso, onde atuava como VP do Jurídico Latam, Bárbara assume a liderança em um momento de expansão da empresa no Brasil, principalmente pelo Bitso Business.
O segmento oferece infraestrutura de pagamentos a empresas internacionais que desejam operar no mercado brasileiro de maneira regulamentada e integrada ao sistema PIX.
"Para mim, é uma honra e um privilégio estar à frente desta empresa que tanto admiro e acompanho o crescimento desde o início” afirmou Bárbara em nota. Ela se juntou à Bitso em 2019 como a primeira brasileira da empresa.
“Tenho um orgulho enorme do nosso time talentoso de Bitsonautas aqui no Brasil: profissionais extremamente dedicados e comprometidos com o propósito da Bitso de transformar as finanças de um número cada vez maior de pessoas, e ajudar as empresas a expandirem seus negócios para novos mercados", completou.
Bárbara Espir possui experiência no setor global de fintechs, tendo trabalhado no Brasil, Estados Unidos e México. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ela possui mestrados em mercado financeiro e de capitais pelo Insper e em venture capital, blockchain e energia renovável pela Stanford Law School.
Além de sua atuação na Bitso, é membro do Conselho Consultivo da Vivalá, onde contribui para a governança estratégica e dá mentoria para mulheres na tecnologia. Ela ainda comemorou ser a primeira mulher a assumir esse cargo no Brasil. "Ser a primeira mulher a comandar uma empresa cripto no país é um motivo de orgulho e fico muito feliz em servir de exemplo a tantas mulheres talentosas que temos no nosso país”.
“Além disso, aumentar a equidade não é uma questão de privilégios, mas um passo importante para garantir que tanto os produtos, quanto os processos decisórios no mercado financeiro, sejam mais diversos e inclusivos”, completou Bárbara.
Crescimento da Bitso no Brasil
Segundo nota da empresa, o “Brasil é o país que mais cresce em proporção de usuários na Bitso”. Em 2024, a Bitso registrou um crescimento de 18% na base de usuários no Brasil, superando 1,8 milhões de pessoas. No segmento empresarial, o Bitso Business triplicou o número de clientes institucionais ativos em 2023.
A Bitso ainda informou que “colabora ativamente com as autoridades locais para avançar no processo de regulação do mercado, contribuindo para promover um ambiente seguro com maior inclusão e liberdade financeira para as pessoas e empresas”.