Segundo um relatório de pesquisa divulgado na sexta-feira (16) pelo Bank of America (BAC), os ativos digitais tiveram um desempenho inferior ao índice de ações Nasdaq em 24% no início de maio, apesar de terem registrado um ganho de 52% desde o começo de 2023.
O banco ressalta que, embora a recuperação dos ativos de risco esteja em andamento, os ativos digitais estão enfrentando um período de desempenho abaixo das expectativas. Essa análise vem em meio às recentes ações regulatórias envolvendo grandes exchanges de criptomoedas.
No início deste mês, o regulador dos Estados Unidos, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC), anunciou processos contra a Binance, seu fundador Changpeng "CZ" Zhao e a empresa operacional da Binance.US, alegando violações das leis federais de valores mobiliários. Além disso, a Coinbase, uma exchange rival, também enfrentou acusações similares por parte da SEC.
No entanto, o Bank of America destaca que o foco excessivo nas incertezas regulatórias, na aprovação de fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin nos Estados Unidos e em atividades ilícitas está "ofuscando o rápido desenvolvimento e a integração da tecnologia blockchain e da infraestrutura de ledger distribuído".