O governador da Flórida e candidato a presidência Ron DeSantis se mostrou contra o projeto do dolár digital e pretende banir a moeda digital de banco central (CBDC, sigla em ingles) caso for eleito. Após diversas polêmicas, como uma “guerra” com o Walt Diney e várias medidas contra imigrantes, DeSantis não quer prosseguir com o plano.
“Se eu for o presidente, no primeiro dia, vamos anular a moeda digital do banco central.”, afirma o republicano. A fala aconteceu durante seu discurso no Family Leadership Summit, encontro de cristãos que procuram “transformação cultural na família, igreja, governo e muito mais” na sexta-feira (14). O evento contou com a participação de outros seus candidatos do Partido Republicano.
Os Estados Unidos, como o Brasil, também estuda o lançamento de uma CBCD, porém o país norte-americano não recebeu tanto apoio. Em maio deste ano, por exemplo, o deputado Alex Mooney, representando a Virgínia Ocidental, apresentou o "Digital Dollar Pilot Prevention Act".
Esse acordo visa impedir que o Federal Reserve (Fed) inicie um programa piloto para testar a viabilidade de uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC) no sistema financeiro do país. O receio é que o dólar digital represente uma séria ameaça à privacidade dos usuários.
Ron DeSantis é um forte opositor à CBDC. Ele também apoiou um projeto que proibe o uso das moedas digitais federais como meio de pagamento, além de proibir o uso de CBDCs estrangeiras.