A Associação Brasileira de Internet (Abranet) e a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) publicaram uma carta aberta expressando apoios à contratação de funcionários para o Banco Central (BC) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A preocupação é referente a implementação do Real Digital no país, além de melhorar a redução do quadro de servidores que diminuiu nos últimos anos.
A carta foi assinada também pela, a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), a Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag), a Associação dos Iniciadores de Transação de Pagamento (INIT) e a Zetta (Associação de Fitechs e Empresas de Serviços Financeiros Digitais). O documento exige a contratação de 545 funcionários para o Banco Central, além da criação de 180 novas vagas no CVM devido à aposentadoria de vários servidores.
As instituições também se preocuparam com o “aumento significativo das atribuições institucionais das autoridades”, em ocorrência da falta da reposição desses cargos desde os últimos concursos públicos de 2013, segundo a carta. Esses novos funcionários poderiam atuar em áreas importantes como o Pix, Open Finance e até no Plano do Real Digital, criptomoeda do Banco Central do Brasil.
O documento também expõe a preocupação pelo bom funcionamento do BC e da CVM. As associações finalizam a carta dizendo que a contratação de funcionários busca “a justa adequação de seus quadros funcionais, diante da complexidade crescente das demandas no mercado financeiro e de capitais brasileiro, essenciais para a atividade econômica do país.”