A Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC) está intensificando sua vigilância sobre os derivativos criptos de varejo. Em um relatório publicado na terça-feira (5), a ASIC expressou preocupação com os emissores que oferecem ativos digitais não regulamentados com produtos financeiros regulamentados.
O documento afirma que essa prática arrisca a confusão dos investidores de varejo. Desse modo, eles podem assumir de maneira errada que as mesmas proteções ao consumidor se aplicam tanto a produtos regulamentados como não regulamentados.
A ASIC afirma que o órgão está “monitorando de perto as ofertas aos investidores de varejo de produtos criptografados de alto risco que constituem produtos financeiros ou a prestação de serviços financeiros”. Além disso, o relatório se preocupa em “os investidores de varejo também podem subestimar os riscos”.
Para a vice-presidente da ASIC, Karen Chester, essa não é a forma correta da relação do regulador com os emissores. “Não hesitaremos em tomar novas medidas, desde ordens de suspensão até processos judiciais, especialmente onde vemos falhas flagrantes”, afirmou Chester num comunicado.