O congresista Ritchie John Torres protocolou dois pedidos de investigações na quinta-feira (13) à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e seu presidente Gary Gensler. As investigações dizem respeito a uma abordagem arbitrária e rigorosa para ativos digitais.
As cartas divulgadas por Torres revelam que as investigações serão sobre a concessão de uma licença pela SEC à Prometheum como uma Special Purpose Broker-Dealer (SPBD), que é um tipo de corretora de valores mobiliários específica nos Estados Unidos. Essa categoria serve para atender necessidades e operações particulares.
Porém, para Torres, a Prometheum é uma plataforma de negociação de ativos digitais que não negocia esses criptoativos. Dessa forma, o SEC teria concedido a licença em uma circunstância incomum. O congressista também afirma que a Comissão falhou em criar um processo rigoroso.
Uma das cartas foi encaminhada para a Inspetora Geral da SEC, Deborah Jeffrey, e outra para o Controlador Geral do Escritório de Responsabilidade do Governo, Gene Dodaro.