A Consensys, fornecedora líder de tecnologia web3 como MetaMask, revelou a primeira pesquisa de opinião global sobre web3 e criptomoedas conduzida pelo YouGov, grupo internacional de tecnologia para pesquisa online e análise de dados.
A pesquisa, com uma amostra de 15.158 indivíduos de 18 a 65 anos, foi realizada entre 26 de abril e 18 de maio de 2023, em 15 países: Brasil, Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Japão, México, Nigéria, Reino Unido, África do Sul e Vietnã. Os resultados oferecem informações únicas sobre as opiniões do público sobre o ecossistema web3 e as criptomoedas.
A pesquisa explora tópicos como privacidade de dados, pegada de carbono das criptomoedas, ciclos de notícias recentes e propriedade digital. Os resultados revelam que as pessoas em todo o mundo está motivada a fazer contribuições valiosas em sua experiência online. Essa evolução indica uma mudança no comportamento do usuário em direção à participação ativa, empoderamento e maior propriedade da comunidade, facilitada pelo Web3.
Segundo o estudo, mais de dois terços (67%) dos 15.158 respondentes globais acreditam que devem ser donos do que produzem na internet. Metade deles (50%) está convencida de que adicionam valor à internet. No entanto, apenas 38% sentem que são compensados de forma justa por suas contribuições.
No Brasil, pouco mais de 1 mil pessoas responderam à pesquisa, e os resultados seguiram a tendência internacional. Apenas 35% sentem que são recompensados adequadamente por suas contribuições na internet, enquanto 69% acreditam que devem ser os proprietários do que produzem, e 56% acreditam que adicionam valor à internet.
Os resultados no Brasil e em todo o mundo revela que as pessoas estão motivadas a fazer contribuições valiosas em sua experiência online. O relatório global completo da YouGov, assim como os resumos executivos por país, estão disponíveis aqui.