A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará pirâmides financeiras que utilizaram criptomoedas para enganar investidores brasileiros foi oficialmente instaurada na Câmara dos Deputados, em Brasília, na última terça.
A sessão de instalação da CPI foi conduzida pelo deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE) e teve como objetivo eleger o presidente da comissão. Conforme o previsto, o deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), proponente da formação da CPI, foi eleito como presidente. O político não enfrentou concorrência e recebeu 15 votos e dois em branco.
O deputado afirmou que uma de suas primeiras medidas será convocar os reguladores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central para compartilharem as medidas que estão sendo planejadas para assegurar a segurança do setor.
A CPI das Pirâmides Financeiras com Criptomoedas tem o objetivo de investigar casos de empresas fraudulentas que utilizaram o mercado de criptomoedas como fachada para enganar investidores e aplicar golpes financeiros. A iniciativa busca proteger os investidores e promover ações que garantam a integridade do mercado de criptoativos no Brasil.
- Formações obtidas pelo Portal do Bitcoin