Durante a Conferência da comunidade Ethereum (ETHCC) em Paris, o criador do Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, anunciou sobre tecnologia de abstração de contas. Essa inovação permite uma transição suave para carteiras inteligentes baseadas em contratos, eliminando a necessidade de carteiras de propriedade externa (EOAs).
Se a atualização der certo, o processo de gerenciar uma carteira de criptomoedas seria facilitado e poderia ser tão simples como ter uma conta de e-mail. O processo da construção dessa tecnologia está sendo desenvolvido desde 2015, antes mesmo do lançamento da rede Ethereum, e agora está avançando com a proposta EIP-4337 (Ethereum Improvement Proposal 4337).
A proposta tem muitas vantagens, como a recuperação das suas chaves privadas de forma simples, como redefinir a senha de e-mail. Isso desencadearia uma série de outros recursos, incluindo transações sem sinal, resultando em taxas de transação mais baixas, além de possibilitar carteiras coletivas, também conhecidas como carteiras multiassinaturas.
Segundo Buterin, a nova tecnologia pode ajudar no desenvolvimento e na maior adesão da Web3 e que “este é um grande negócio” especialmente em rollups.