A Worldcoin, startup apoiada pelo cofundador do ChatGPT, Sam Altman, atingiu a marca de dois milhões de inscrições. O número de inscritos dobrou desde janeiro de 2023, quando a criptomoeda atingiu seu primeiro milhão. O criptoativo utiliza a tecnologia biométrica World ID, que serve para autenticar usuários humanos.
A empresa informou que as inscrições vieram de diversas cidades, incluindo Barcelona, Berlim, Buenos Aires, Nova York, Seul e Tóquio, como parte de sua expansão global anunciada em maio. Pensando na crescente demanta, a startup anunciou seus planos de expandir a disponibilidade de Orbs nos próximos meses, incluindo a chegada ao Brasil. O projeto encontra-se atualmente em estágios beta.
Para a Worldcoin, alcançar dois milhões de inscritos é mais que apenas uma conquista para comunidade interna, mas é um marco “no esforço global mais amplo para tornar a identidade digitalmente verificável mais acessível a todos.”
O protocolo World ID requer o uso de dispositivos de hardware especiais para garantir o registro dos usuários, validando humanidade de forma que mantém a privacidade. O dispositivo chamado Orb é responsável por realizar a leitura da íris do usuário por duas câmeras e armazenar uma imagem em alta definição. O ritmo de crescimento é notável, com mais de 40.000 inscrições sendo registradas semanalmente pela Worldcoin.