Os governos da União Europeia demonstraram apoio aos novos padrões de capital bancário, o que pode resultar em criptomoedas não lastreadas sendo classificadas como os ativos mais arriscados para os credores.
De acordo com um líder oficial das negociações sobre a nova legislação, essa mudança poderia significar que ativos como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) seriam atribuídos ao máximo peso de risco possível como parte de um amplo conjunto de leis bancárias que podem ser aprovadas na próxima semana.
O Parlamento Europeu já manifestou seu apoio a medidas "proibitivas" destinadas a isolar as criptomoedas do sistema bancário. Agora, o Conselho da União Europeia, representando os estados-membros que também precisam concordar com os planos, parece estar receptivo a essas medidas.
Essa possível mudança nos requisitos de capital bancário reflete uma postura mais cautelosa em relação às criptomoedas e destaca a necessidade de regulamentação e supervisão mais rigorosas. Os reguladores estão buscando mitigar os riscos associados às criptomoedas não lastreadas e garantir a estabilidade do sistema financeiro da União Europeia.