Um processo contencioso entre a Ripple Labs e a Coomissão de Valores Mobiliários (SEC) será levado a julgamento, após uma decisão da juíza federal Analisa Torres de se recusar a resolver o assunto de forma conclusiva.
Essa disputa prolongada envolve a questão de se o token XRP da Ripple é considerado um título não registrado e se sua venda, que levantou bilhões de dólares para a empresa, é ilegal.
A SEC acusou a Ripple em 2020 de arrecadar US$ 1,3 bilhão por meio da venda do XRP e também processou o CEO Brad Garlinghouse e o cofundador Christian Larsen. Com uma capitalização de mercado total de mais de US$ 27 bilhões, o XRP é a sexta maior criptomoeda do mercado.
"Dissemos em dezembro de 2020 que estávamos do lado certo da lei e estaremos do lado certo da história. Grato a todos que nos ajudaram a chegar à decisão de hoje – uma que é para todas as inovações de criptomoedas nos EUA", ressaltou Garlinghouse.
Com bilhões de dólares em jogo e implicações mais amplas para o mercado de criptomoedas, esse julgamento terá um impacto significativo no futuro da Ripple e na regulamentação de ativos digitais. Investidores, entusiastas de criptomoedas e observadores do setor aguardam ansiosamente o desenrolar desse processo e suas consequências para o mercado digital.