De acordo com um estudo recente realizado pela K33 Research, o emprego no setor de criptomoedas sofreu uma redução de 10% no último ano. Atualmente, cerca de 190 mil pessoas estão trabalhando no setor, em comparação com os 210 mil registrados em 2022.
O relatório revelou que existem aproximadamente 10 mil empresas atuando no setor de criptomoedas, com uma avaliação combinada de cerca de US$ 180 bilhões. Surpreendentemente, o estudo aponta que cerca de 60% de todos os trabalhadores envolvidos com criptomoedas estão empregados em empresas focadas em negociação e investimento.
No que diz respeito às áreas específicas de atuação, apenas 6% dos trabalhadores estão envolvidos no setor de NFT (tokens não fungíveis), que ganhou destaque nos últimos anos. Enquanto isso, 21% dos profissionais estão participando de protocolos blockchain, análises e operações de mineração.
Essa queda no emprego em criptomoedas pode indicar um período de ajuste e consolidação no setor. O estudo da K33 Research fornece uma visão importante sobre a dinâmica do mercado de trabalho nas criptomoedas e pode servir como base para discussões sobre o futuro da indústria e as oportunidades de carreira nesse campo em constante evolução.