O departamento de Tesouro dos Estados Unidos, responsável por sanções, prendeu três norte-coreanos por apoiarem o grupo de hackers Lazarus. A facção é conhecida por roubos de criptomoedas que as autoridades dos EUA afirmam terem sido usados para apoiar o programa de armas do país.
Dois dos acusados, Cheng Hung Man e Wu Huihui, eram traders que facilitavam transações de criptomoedas para o Lazarus, o terceiro, Sim Hyon Sop, fornecia outro tipo de suporte financeiro.
"O Lazarus continua a explorar as criptomoedas e as extensas redes de facilitação ilícita para acessar o sistema financeiro internacional e gerar receita para o regime", disse Brian Nelson, subsecretário de terrorismo e inteligência financeira do departamento.
O grupo foi acusado de uma campanha multibilionária contra o mundo das criptomoedas, cujos lucros são destinados a financiar o programa de armas da Coreia do Norte. O Tesouro afirma que o grupo de hackers é controlado pela organização de inteligência da Coreia do Norte e foi responsável pelo maior roubo de criptomoedas da história, US$ 625 milhões em ativos digitais da rede Ronin.